jusbrasil.com.br
12 de Agosto de 2022
    Adicione tópicos

    Start-Up Brasil: a oportunidade que sua startup precisa!

    Conheça o programa do governo Federal de incentivo às startups e a importância de estar bem estruturado!

    Ighor Jacintho, Advogado
    Publicado por Ighor Jacintho
    há 5 anos

    De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), cerca de 98% das empresas do Brasil são pequenas e micro. Ou seja, é esse tipo de negócio que movimenta a nossa economia e é responsável por grande qualidade de emprego e renda. O governo brasileiro por perceber esse cenário, tem investido nesses tipos de negócio. Apesar das startups possuírem algumas peculiaridades diferentes das pequenas e microempresas, o governo lançou um programa para desenvolver esse tipo de empreendimento: o programa Start-Up Brasil.

    O Programa Start-Up

    Criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com aceleradoras, o programa Start-Up Brasil, tem o objetivo de apoiar empresas nascentes e com base tecnológica.

    A idealização desse programa veio pelo reconhecimento de que as startups têm a função de revitalizar o mercado. E por esse motivo necessitam de um cenário propício para que se desenvolvam e tenham sucesso.

    Nisso, surge a figura da aceleradora – um agente fortemente orientado ao mercado, geralmente de origem privada, e com capacidade de investimento financeiro. Com a função de direcionar e potencializar o desenvolvimento das startups (BRASIL, 2017).

    Como funciona?

    O programa foi lançado no dia 29 de novembro de 2012 e desde então funciona por edições com duração de um ano. Em cada edição são lançadas até duas chamadas públicas, uma para qualificar e habilitar aceleradoras e a outra para a seleção de startups com rodadas semestrais.

    Etapas

    • Habilitação de Aceleradoras

    Nessa etapa, há um edital específico para qualificar as aceleradoras (empresas) que serão parceiras do programa e responsáveis pelo processo de aceleração das startups. Este processo é rápido e busca o desenvolvimento de um produto/serviço direcionado ao mercado, com o suporte de mentores, investidores e profissionais de negócios e tecnologia.

    • Seleção de Startups

    Depois da habilitação das aceleradoras, acontece a seleção das startups nacionais e internacionais (depende do edital, mas geralmente até 25% dos projetos são aprovados) que serão apoiadas pelo programa. Esta fase ocorre até duas vezes por ano, uma a cada semestre.

    • Aceleração

    Após as duas etapas anteriores, inicia-se o processo de aceleração. Em um período de até 12 meses, as startups têm acesso à até R$ 200 mil em bolsas de pesquisa e desenvolvimento para os seus profissionais.

    Além disso, os gestores podem participar de uma série de eventos e atividades promovidas pelo programa para capacitação e aproximação de clientes e investidores e dos Hubs Internacionais.

    Outras vantagens oferecidas pelo programa são os investimentos financeiros, acesso aos serviços como infraestrutura, mentorias, capacitações em troca de um percentual de participação acionária e acompanhamentos pelos gestores do programa.

    Saiba um pouco do programa acessando o vídeo que separamos para você clicando qui!

    A importância da assessoria jurídica para ser uma startup preparada

    Para participar do programa é necessário que empresas brasileiras, com até quatro anos de constituição formal, desenvolvam produtos ou serviços inovadores.

    Mas, como uma assessoria jurídica pode me ajudar?

    Com uma assessoria jurídica sua startup estará bem estruturada e juridicamente bem estabelecida o que contribuirá para que sua empresa seja bem vista e chame a atenção das aceleradoras.

    Porque, uma vez bem estruturada, você pode começar a se preparar para as demais edições do programa e também para outras oportunidades que irão surgir.

    Conheça os 5 motivos para ter uma assessoria jurídica em sua startup em nosso artigo!

    Então, esteja preparado para as próximas oportunidades como o programa Start-Up Brasil!


    Gostou de nossas dicas? Toda semana temos um bom conteúdo para você que procura saber mais sobre o mundo das startups!

    Nós da AJ advogados somos qualificados para ajudar a sua startup no que for necessário! Entre em contato conosco! Quer saber mais sobre assessoria jurídica e sociedade? Continue nos acompanhando!


    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)